Quem sou eu

2º ano do Ensino Médio do Colégio Araruama.

sábado, 23 de abril de 2011

email do Vinicius :D

Galera, se rolar qualquer duvida, entre em contato com o Vinicius pelo email dele: cb_historia@hotmail.com

Aula de Historia 5

REVOLTA DE TUPAC AMARU (1780)
- Movimento considerado precursor dos movimentos de libertação colonial
da América espanhola.
- Liderado pelo líder indígena Tupac Amaru II, descendente de antigos
chefes Incas.
- Lutavam pela libertação colonial e contra a exploração dos índios.
- Grupos envolvidos: Índios, mestiços e criollos.
- A revolta se espalhou pelo território do vice-reinado do Peru, mas foi
duramente derrotada e reprimida.
- Motivos para o fracasso:
• Maior poderia espanhol;
• Inexperiência dos revolucionários;
• Traição ao movimento;
• Temor das classes dominantes faz haver uma união contra os
revoltosos.

INDEPENDÊNCIA DO HAITI (1791-1804)
- Primeiro movimento de libertação colonial vitorioso, tem também o
aspecto curioso de ser uma revolta escrava bem sucedida.
- 1791 - Toussant L’Overture ex-escravo lutava contra o domínio colonial
francês e a favor do abolicionismo de forma geral.
- Revolução Francesa acabou com a escravidão na França, mas manteve a
escravidão em território das colônias francesas.
- A revolta fica marcada pela violência contra os senhores de engenho da
região e contra a elite local.
- 1794 - A população do Haiti declara o fim da escravidão no seu território.
- 1801- L’Overture proclama uma constituição.
- Napoleão manda seu cunhado acabar com a rebelião, conseguem prender
L’Overture e levá-lo para a França onde ele morre. No lugar de L’Overture
fica outro ex-escravo que consegue a independência da ilha em 1804.

Aula de História 4

INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA
- Desde o princípio da colonização espanhola, não existe uma uniformidade
econômica ou social.
- 1810-1814 - Primeira etapa de luta. Tropas espanholas vencem.
- Península ibérica sob domínio de tropas napoleônicas, rei Fernando VII
deposto, em seu lugar assume o irmão de Napoleão. Bonaparte de certa
forma ajuda a quebrar as relações coloniais.
- Surgem as Juntas de Governo, remanescentes de órgãos administrativos
espanhóis que tentam resistir à invasão francesa. Queriam manter relações
de exclusividade comercial com as colônias e queriam reconduzir o rei ao
poder.
- Os cabildos (câmaras municipais) viram Juntas Governativas na América
Espanhola.
- As Juntas Governativas da América espanhola tinham a liderança dos
criollos e depunham representantes espanhóis.
- Existiam três grupos dentro das Juntas Governativas:
• Os que prestavam fidelidade ao Rei Fernando VII;
• Os que tinham fidelidade pelo rei, porém, queriam autonomia para
governar a América Espanhola;
• Outro grupo que queria a independência da América Espanhola.
- Juntas tinham a ideia de não se submeter a Napoleão e aos poucos
os grupos que queriam uma maior autonomia em relação à coroa
prevaleceram, passando logo após o plano de emancipação a tomar corpo.
- Nesse momento as relações comerciais com os ingleses passam a ser mais
fortes, se junta a isso uma sociedade que era econômica e politicamente
desarticulada, esses fatores mais a crise que a mineração passava, acaba
construindo um cenário de crise.
- Três cidades como focos de insurreição: Caracas, Buenos Aires e México.
Lima ficou como a cidade sede da resistência espanhola.
- As juntas Governativas se inspiravam em ideais iluministas, também
tinham como inspiração o caso da independência americana.
- Sempre frisar que assim como a independência brasileira, a independência
da América espanhola também teve um caráter rural e aristocrático, sendo
o processo comandado pelas elites agrárias, temos também a participação
de camponeses, índios e mestiços, porém, de maneira tímida.

Aula de História 3

A REGÊNCIA DE D.PEDRO I E A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
- Em 1821, o rei D.João VI retorna a Portugal deixando D.Pedro I regente.
- Logo após acontecem eleições para as cortes portuguesas, os membros
das cortes tomam medidas que desagradam os colonos:
• Governos provinciais passariam a ser independentes do Rio de
Janeiro, subordinando-se a Lisboa;
• Tentativa de revogar os acordos com a Inglaterra (30% para os
produtos ingleses);
• Membros das cortes desdenhavam da colônia;
• Transferiram para Lisboa repartições instaladas no Brasil pela corte;
• Novos contingentes de tropas para o Rio e para Pernambuco;
• Determinou a volta do príncipe regente para a metrópole;
- Partido brasileiro luta para que o príncipe regente fique no Brasil e o
príncipe fica esse episódio fica conhecido com dia do fico.
- Tropas portuguesas que não prestam fidelidade a D.Pedro I são
obrigadas a deixar o Rio. D.Pedro forma um novo ministério com
portugueses, porém, comandado por um brasileiro, José Bonifácio.
- Dentro do partido brasileiro existia uma divisão:
• Corrente conservadora: queria uma maior autonomia em relação a
Portugal e uma monarquia constitucional, eram liberais moderados.
• Corrente radical: queriam maior representação popular e liberdade,
alguns grupos dentro desse grupo queriam uma República, com voto
popular e reformas na sociedade.
- Importante ressaltar que o tempo inteiro, a independência do Brasil foi
sendo costurada pelo príncipe regente e a elite aristocrática rural brasileira.
- Em agosto de 1822, D.Pedro I passa a não contratar mais portugueses
vindos da corte e passa ainda a considerar tropas portuguesas no território
brasileiro inimigos.
- Cortes gerais pedem o retorno de D.Pedro para a Europa, mas este não
aceita, até que em 7 de setembro de 1822, nas margens do Riacho Ipiranga,
acontece o grito do Ipiranga e a independência do Brasil.
- Considerações acerca da independência:
• Brasil se tornava independente, mas era dirigido por um membro da
elite da família real portuguesa, Herdeiro do trono de Portugal.
• Não houve participação popular na independência;
• Continua o regime monárquico e o regime escravista;
• Continua também a economia de Plantation.

Aula de História 2

O pensamento liberal no Brasil
- Penetração do liberalismo no Brasil à Através das lojas maçônicas
- O que defendiam os maçons?
Liberal-democracia, direitos naturais (vida, liberdade, igualdade e
propriedade), Laissez-faire (liberalismo econômico), anticlericalismo e
antiabsolutismo.

- As Lojas Maçônicas no Brasil eram ligadas as elites aristocráticas e
escravistas, queriam liberdade de comércio, mas não queriam abolir a
escravidão, nem dar direitos políticos aos cidadãos.

- Para os comerciantes portugueses que viviam no Brasil o liberalismo era
ruim, pois acabava com o monopólio sobre o comércio exercido por eles,
queriam o retorno do pacto colonial.

Revolução Liberal do Porto (1820)
- Revolução liberal inspirada em ideias iluministas. Lutava contra a
monarquia portuguesa que nesse momento estava instaurada no Brasil.
Portugal passava um momento de crise em várias esferas:

* Crise política: causada pela ausência do rei e dos órgãos de governo;
* Crise econômica: por causa da liberdade de comércio que existia no
Brasil;
* Crise militar: presença de oficiais ingleses nos postos de comando do
exército.

- Aspectos contraditórios da revolução: podia ser encarada como liberal por
combater uma monarquia absoluta, mas podia ser considerada retrógrada
por querer limitar a influência inglesa.

- No fim de 1820, os revoltosos estabeleceram uma junta provisória para
governar Portugal e exigir o retorno do rei.

- Com medo de perder o trono, D.JoãoVI volta para assumir o trono
português deixando como príncipe regente do Brasil, seu filho D.Pedro I.

Aula de História 1

Política Externa
- Invasão da Guiana Francesa em 1809 (represália por causa da invasão
napoleônica em Portugal). No fim das guerras napoleônicas, a Guiana foi
devolvida.

- 1817: anexação da banda oriental do Rio da Prata (Província Cisplatina).
Revolução Pernambucana de 1817
- De caráter liberal e separatista. Comparações com a inconfidência mineira
e a conjuração Baiana.

- Origens da crise : Crise econômica da região,queda do valor dos produtos
de exportação (açúcar e algodão), seca de 1816, elevados impostos pagos a
coroa.

- Vários setores da sociedade se manifestaram e chegaram a tomar conta da
província criando um governo provisório em Recife.

- Propostas dos revoltosos: a proclamação de uma república, liberdade de
consciência e de imprensa, abolição dos impostos joaninos e preservação
do direito a propriedade privada (preservação da escravidão).

- Sem apoio do povo local e com apenas o apoio das províncias do Rio
Grande do Norte e da Paraíba, a revolução foi sufocada.

As diferentes interpretações do pensamento liberal no Brasil
- Penetração do liberalismo no Brasil à Através das lojas maçônicas
- O que defendiam os maçons?
Liberal-democracia, direitos naturais (vida, liberdade, igualdade e
propriedade), laissez- Faire (liberalismo econômico),anticlericalismo e
antiabsolutismo.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

GABARITO DE BIOLOGIA

Valor da prova: 8,0
Estudo Dirigido: 1,0
Trabalho Radiação: 1,0


1- a) Célula animal porque possui centríolos e aster.
b) Anáfase I
c) Três
d) Seis


2- Herança sem dominância ou Codominância sendo o gene que determina a talassemia maior (TM) letal em dose dupla.


Os genótipos dos indivíduos envolvidos são:
nº 1 - TMTN                 nº 4 - TMTN
nº 2 - TMTN                 nº 5 - TMTM
nº 3 - TNTN                  nº 6 - TNTN


3- A mãe da criança é a mulher número dois porque é Rh negativo já que seu sangue não sofre aglutinação em presença de soro anti-Rh (anti-D).


4-  [B]
5-  [C]
6-  [D]
7-  [D]
8-  [D]
9-  [D]
10-[D]