Quem sou eu

2º ano do Ensino Médio do Colégio Araruama.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A nova Ordem Mundial

Resumo dos principais aspectos:
Velha Ordem mundial : Estados Unidos  x  União Soviéticainiciou-se com o advento da Guerra Fria                      
                                           Capitalismo      x          socialismo
Mundo Bipolar - até o final da década de 1980  - disputa pela hegemonia econômica e geopolítica do mundo.
Guerra Fria – Caracterizou-se por um constante estado de tensão que estimulou a corrida armamentista – ironicamente reconhecido como coexistência pacífica
Fim da Guerra Fria  -   iniciou-se a Nova Ordem Mundial:
Mundo Multipolar -  principais características : Ascensão dos Estados Unidos,Europa Ocidental e Japão, como principais pólos de influência econômica e geopolítica no mundo pós Guerra Fria.
*Neoliberalismo: Tem como proposta a menos intervenção do Estado na economia ( nesse caso o Estado deixa de cumprir com seu papel de gestor do Bem- Estar social,delegando para o capital privado essa função,como saúde,educação e habitação)
* Globalização:   • Relações de intedependência(comerciais,industriais,financeiras e tecnológica;
                             • Estreitamento econômico e cultural entre os Estados;
                             • Intensificação e aceleração dos fluxos internacionais de mercadorias,serviços,capitais e informações;
                             • Era da informação “singulariza-se,em um certo sentido,pela supressão da distância”.

* Os Blocos Supranacionais ou Mercados Regionais: Surgiu a partir da necessidade européia de concorrer com os Estados Unidos pós Segunda Guerra Mundial .
Finalidade: Dinamizar os fluxos econômicos e facilitar a circulação de mercadorias e capitais. 

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Aula de Geografia - Dia 22/02/2011 ( Fases do Capitalismo )

Fases do capitalismo 
Pré-capitalismo: Período de emergência da economia mercantil, na qual o comércio e a produção artesanal começam a ganhar força. Nessa época, aproximadamente séculos XII a XV, não se generalizou o trabalho assalariado. Predominavam os trabalhadores independentes (artesãos), que vendiam o produto de seu trabalho, mas não sua força de trabalho. Os artesãos eram os donos de suas oficinas e ferramentas (meios de produção), assim como das matérias-primas. Trabalhadores sem meios de produção, obrigados a produzir mediante pagamento de salário (jornaleiros), só existiam em pequena escala nos centros mais desenvolvidos.

Capitalismo comercial: Estende-se do século XVI ao XVIII. Apesar de predominar o produtor independente, expande-se o trabalho assalariado. A denominação comercial se relaciona ao fato de existir preponderância do capital mercantil sobre a produção. A maior parte do lucro concentrava-se na mão dos comerciantes, intermediários entre o produtor e o consumidor. Lucrava mais quem comprava e vendia a mercadoria, não quem a produzia. Por isso, o capital se acumulava na circulação, no comércio, não na produção. Essa fase – também denominada fase de acumulação originária ou primitiva de capital – permitiria mais tarde a Revolução Industrial.

Capitalismo industrial: Tem início na segunda metade do século XVIII na Inglaterra. O capital acumulado na circulação de mercadorias é investido na produção; o capital industrial passa então a dominar o conjunto da produção, distribuição e circulação de riquezas. O trabalho assalariado se instala definitivamente, em prejuízo dos artesãos, separando claramente os possuidores de meios de produção (a burguesia) e a massa de trabalhadores (o proletariado). O processo se espalha, inicialmente, pela Europa, América do Norte e Ásia. Nas últimas décadas do século XIX e início do século XX predomina em quase todas as regiões do mundo. Numerosas nações, então, passam a lutar para atingir a condição de país industrializado; algumas para conquistar hegemonia no mercado internacional.

Capitalismo financeiro: Fase atual. Começa a se delinear em fins do século XIX, mas cristaliza- se no século XX: o sistema bancário e grandes corporações financeiras tornam-se dominantes e passam a controlar as demais atividades – indústria, comércio, agricultura e pecuária. As empresas concentram diversas atividades e tornam-se cada vez mais poderosas, assumem dimensão internacional: são as multinacionais. Devido à concentração do capital, com a formação de empresas gigantescas que dominam grandes setores da produção, podemos também chamar essa fase de capitalismo monopolista. Sobretudo a partir da década de 1980, assistimos a uma vertiginosa aceleração da mobilidade do capital, facilitado pela informática, num processo de globalização no qual o capital financeiro se torna cada vez mais desvinculado das atividades produtivas, buscando o máximo de lucro no menor tempo possível.